EDUCAÇÃO ESPÍRITA DE NOSSOS FILHOS III Parte

QUAL A FUNÇÃO DO EVANGELHO NA EDUCAÇÃO DE NOSSOS FILHOS?

O Espiritismo é uma doutrina essencialmente cristã., em função da publicação, por Allan Kardec, de O Evangelho Segundo o Espiritismo,que lhe deu um aspecto religioso. Por isso, o Evangelho não pode faltar na educação espírita de nossos filhos.
Ainda, no Capítulo Educar, do livro Dicionário da Alma,constam os seguintes ensinamentos, respectivamente, dos Espíritos Emmanuel e Benedita Fernandes, escritos através da psicografia de Chico Xavier, que reafirmam a importância do Evangelho num processo educativo:

 "Educar é, por excelência, a função da própria vida.

Por isso mesmo, conferimos ao Amigo Celestial o título de Mestre, porque, acima de tudo, Jesus é o mentor sublime de todos os séculos,ensinando com abnegação, em cada hora, a lição do sacrifício e da humildade, da confiança e da renúncia, por abençoado roteiro de elevação da Humanidade
inteira".


"Educar é a maior maneira de curar o desequilíbrio do mundo e orientar com Jesus é curar todas as chagas o espírito eterno".
Assim, a educação espírita contempla, de modo indispensável, os valiosos ensinamentos religiosos, morais e espirituais de Jesus, contidos no Evangelho.  

Para reforçar ainda mais essa tese, recorremos ao Capítulo XXXV: Educação Evangélica, do livro intitulado Emmanuel para extrair as seguintes ponderações feitas por esse guia espiritual:  

• Todas as necessárias reformas sociais têm de processar-se sobre a base do Evangelho, que deve ser divulgado através da palavra falada ou escrita. 
• No Evangelho encontramos a fórmula que pode dirimir o conflito da vida atormentada dos homens. Por isso, a atualidade requer a difusão dos divinos ensinamentos de Jesus.  
• A orientação cristã deve ser dada principalmente dentro do lar, porque as escolas do lar são indispensáveis para a formação do espírito que atravessa as lutas que a Terra está vivendo, em rumo da gloriosa luz do porvir.

• Dentro do Evangelho, com a tarefa da auto-educação,inicia-se o esforço de regeneração de cada indivíduo. Evangelizado o indivíduo,evangeliza-se a família; regenerada esta, a sociedade estará a caminho de sua purificação, reabilitando-se simultaneamente a vida do mundo.

• As atividades pedagógicas deverão se caracterizar pela sua feição evangélica e espiritista, colaborando no grandioso edifício do progresso humano.
• A educação evangélica contempla a formação da mentalidade cristã, purificada, livre dos preceitos e preconceitos que impedem a marcha da Humanidade. 
• Todos os recursos educativos devem ser empregados para a conquista do sentimento cristão, da mentalidade evangélica e do espírito genuinamente cristão, para que os homens atinjam o dia luminoso da paz universal e da concórdia em todos os corações.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário