EM TORNO DO SUICÍDIO

CAMPANHA DIGA NÃO AO SUICÍDIO


Guarda, pois, a existência como dom inefável, porque teu corpo é sempre instrumento divino, para que nele aprendas a crescer para a luz e a viver para o amor, ante a glória de Deus –Emmanuel

SUICÍDIO E LOUCURA

ESTA melancolia sistemática, atormentadora, vem-se aprofundando no teu comportamento, de tal forma, que enveredas, sem dar-te conta, pelas vias torpes da depressão de grave trato.

Essa tristeza que agasalhas, prejudicial e renitente, coloca a máscara de dor na tua face, conduzindo-te, inadvertidamente, a uma neurose de lento curso com todos os seus efeitos danosos.

Aquela fixação, que te vai dominando as paisagens mentais, substitui, a pouco e pouco, a polivalência das idéias, alienando-te da sociedade onde te encontras...

A marca do sofrimento reflete-se no teu rosto, qual se fosse feita por garras devastadoras, que procedem, no entanto, do teu mundo íntimo, conspirando contra o teu progresso.

A impressão do desgosto passou a compartir com as tuas alegrias, diminuindo-as e empurrando-te sempre para os abismos da psicose maníaco-depressiva.

O cultivo dos pensamentos deprimentes gera, na tua conduta, a destruição dos ideais superiores, amargurando as horas que poderias fruir como estímulo para o prosseguimento da tua jornada.

REFLEXIONA com cuidado e desperta do letargo, da estagnação emocional a que te estás relegando.

Além da loucura decorrente dos problemas orgânicos e emocionais, existe a de natureza que agasalhas e que pode irromper em tragédia de um para outro momento.

Na área dos pensamentos depressivos a loucura se instala, preparando terreno para mais graves cometimentos infelizes, dentre os quais, se destaca o suicídio.

É suicida, não apenas quem assume uma atitude autodestrutiva, através de um só golpe de alta violência...

E também suicida aquele que se não renova para o bem, entregando-se aos excessos de qualquer natureza, exorbitando das suas possibilidades vitais.

Desse modo, a melancolia e seus sequazes são passos de alucinação para o irremediável comportamento suicida.
*
És filho de Deus a serviço da vida.

Estás na Terra para crescer e progredir.

Tens compromisso com a Criação, contigo e com o teu próximo. Indispensável despertares para a responsabilidade e conscientizares-te do que podes fazer, para aceitar o que não podes alterar, modificar o que seja possível de transformado e dispor de sabedoria para distinguir uma de outra coisa...

Assume, contigo próprio, o elevado compromisso de amar-te e desenvolver as aptidões que te auxiliarão a conquistar o vir a ser.

Ama-te, porquanto esses clichês pessimistas são decorrência do descuido que te permites, do desamor a que te relegas.

Contempla o Sol e viaja com a claridade, não aceitando o convite das sombras da noite, que clarearás com as estrelas da tua fé religiosa.

Loucura e suicídio são termos da tragédia do cotidiano, que somente o amor, conforme o lecionou Jesus, conseguirá diluir, abrindo espaço para o êxito da Vida, a alegria de viver.

JOANNA DE ÂNGELIS
(Página psicografada pelo médium Divaldo P. Franco, em 18-7-1987, rio Centro Espírita “Caminho da Redenção”, em Salvador, BA.)
Revista Reformador - nº 1910 - Maio - 1988












Prevenção contra o suicídio
                                                                  Livro: Pronto Socorro
                                                         Emmanuel & Francisco Candido Xavier
Se a idéia perniciosa continua a torturar-te, mesmo que te sintas doente, refugia-te no trabalho possível, em que te mostres útil aos que te cercam.
Quando a idéia de suicídio, porventura, te assome à cabeça, reflete, antes de tudo, na Infinita Bondade de Deus, que te instalou na residência planetária, solidamente estruturada, a fim de sustentar-te a segurança no Espaço Cósmico.
Em seguida, ora, pedindo socorro aos Mensageiros da Divina Providência.
Medita no amor e na necessidade daqueles corações que te usufruem a convivência. Ainda que não lhes conheças, de todo, o afeto que te consagram e embora a impossibilidade em que te reconheces para medir quanto vales para cada um deles, é razoável ponderes quantas lesões de ordem mental lhes causarias com a violência praticada contra ti mesmo.
Se a idéia perniciosa continua a torturar-te, mesmo que te sintas doente, refugia-te no trabalho possível, em que te mostres útil aos que te cercam.
Visita um hospital, onde consigas avaliar as vantagens de que dispões, em confronto com o grande número de companheiros portadores de moléstias irreversíveis.
Vai pessoalmente ao encontro de algum instituto beneficente, a que se recolhem irmãos necessitados de apoio total, para os quais alguns momentos de diálogo amigo se transformam em preciosa medicação.
Lembra-te de alguém que saibas em penúria e busca avistar-te com esse alguém, procurando-lhe aliviar a carga de aflição.
Comparece espontaneamente aos contatos com amigos reeducandos que se encontram internados em presídios do seu conhecimento, de maneira a prestares a esse ou aquele algum pequenino favor.
Não desprezes a leitura de alguma página esclarecedora, capaz de renovar-te os pensamentos.
Entrega-te ao serviço do bem ao próximo, qualquer que ele seja e faze empenho em esquecer-te, porque a voluntária destruição de tuas possibilidades físicas, não só representa um ato de desconsideração para com as bênçãos que te enriquecem a vida, como também será o teu recolhimento compulsório à intimidade de ti mesmo, no qual, por tempo indefinível, permanecerás no envolvimento de suas próprias perturbações.





Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

  1. Eu penso em suicídio todos os dias. Já tentei uma vez, esvaziando uma caixa de Rivotril e outro remédio que eu sabia que era alérgico, acho que o nome era Esquidón. Mas meu corpo aguentou, em poucos dias fui liberado do hospital e em menos de 1 mês estava totalmente recuperado. Disseram que pessoas que tomaram menos que eu morreram ou ficaram com sequelas permanentes. Meu corpo é muito resistente mesmo.

    Isso foi há mais de 1 ano. Mas minha vida só me tem feito pensar em tentar de novo. Talvez se eu tomar 5 vezes a dose que tomei antes, misturar outros remédios psiquiátricos, tudo ao mesmo tempo...

    Só que se eu fizer isso a minha mãe nunca mais vai ser feliz na vida. Nem meu irmão, minha irmã e talvez até meu pai. Eu não quero fazer isso com eles. Mas pode chegar um momento que eu deixe de me importar...

    ResponderExcluir
  2. Paz em Jesus.
    Primeiro peço perdão depois de tanto tempo vê suas colocações somente agora.
    Espero e confio em Deus que você esteja bem, meu irmão ou irmã.
    Não existem problemas sem solução,por mais pesada seja a carga de sofrimento que estás passando.
    Quando for acometido aos pensamentos maus,procure ouvir a oração de São Francisco.
    Lembre-se que nunca estamos sozinhos...Lembre-se que existe sempre alguém que nos ama e nos quer bem.
    Procure fazer uma leitura de uma mensagem esclarecedora,como você encontrou esta página de esclarecimentos capaz de renovar-te os pensamentos;O suicídio não é um caminho,não poderá afastar você de qualquer problema.
    Não valerá a pena.
    Quando vier os pensamentos maléficos, rogue a Deus forças para suportar o fardo que carregas.
    Paz em Jesus aonde quer que te encontres.




    ResponderExcluir