Qual o exemplo que você está dando aos seus Filhos?

O importante é dar exemplos certos, coisa que só se consegue educando com o coração.

Os pais cumprem o papel de protegê-lo em sua fragilidade dos primeiros anos e de despertar sua consciência para o amor ao bem e à verdade.
A vida na Terra é um projeto educacional, onde a lei divina dá a o Espírito a oportunidade do renascimento junto a seres que têm condições de ajudá-lo a realizar seu aprimoramento. Recebe ele, para isso, um organismo físico apropriado às experiências que necessita atravessar e um grupo familiar inserido num meio material e social com características que o estimularão a exercitar as capacidades e os sentimentos que veio treinar.

Ocupações e Missões dos Espíritos
  582. Pode-se considerar a paternidade como uma missão?
   — É, sem contradita, uma missão. E ao mesmo tempo um dever muito grande, que implica, mais do que o homem pensa, sua responsabilidade para o futuro. Deus põe a criança sob a tutela dos pais para que estes a dirijam no caminho do bem. E lhes facilitou a tarefa dando à criança uma organização débil e delicada, que a torna acessível a todas as impressões.  Mas há os que mais se ocupam de endireitar as árvores do pomar e de fazê-las carregar de bons frutos do que endireitar o caráter do filho. Se este sucumbir por sua culpa, terão de sofre a pena, e os sofrimentos da criança na vida futura recairão sobre eles, porque não fizeram o que lhes competia para o seu adiantamento nas vias do bem.
     583. Se uma criança se transviar, apesar dos cuidados dos pais, estes são responsáveis?
    — Não; mas quanto mais a s disposições da criança são más, mais  a tarefa é pesada e maior será o mérito se conseguirem desviá-la do mau caminho.
 583 – a) Se uma criança se torna um bom adulto, apesar da negligência ou dos maus exemplos dos pais, estes se beneficiam com isso?
     — Deus é justo.
O espírito sobrevive ao corpo, levando todos os sentimentos e todos os desejos – e almas atormentadas pelo vício são verdadeiros tóxicos que se deixam levar para fora da estrada dos bons sentimentos, arrastando também os seus irmãos encarnados, de cujas taras psíquicas se aproveitam em benefício próprio.
Morto o alcoólatra, o seu espírito continua intoxicado e enfermo – tanto que se em vida humana o seu vício o levou ao manicômio, nos manicômios do espaço continuará para desintoxicação perispirital.

Emmanuel nos faz lembrar que as crianças possuem aparelhagem neurocerebral, absorvendo os reflexos das mentes que as rodeiam, fixando-as em si próprias como elementos básicos de conduta. 

"A Educação Espírita tem como objetivo principal, a emancipação do ser humano baseada na percepção e compreensão da sua própria natureza espiritual" Ermance Dufaux
A tarefa dos pais pode ser definida como a função de modular as personalidades a eles confiadas para educação, ajudantes que são na construção dos Espíritos, pois somos a somatória de todas as experiências passadas. As muitas interferências do que já fomos ou fizemos em vidas passadas estão novamente em evidência ou sendo retomadas na personalidade atual. As personalidades pretéritas influenciam e até complementam os comportamentos que expressamos na atualidade. 

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário