DROGAS: CIGARRO Parte: 1


CIGARRO

O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo, comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão.
“O relacionamento familiar é fundamental para motivar não só o uso de cigarro, mas especialmente o de álcool, droga lícita, consumida cada vez mais cedo”, observa o médico herbiatra Maurício de Souza Lima, do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC).


Jovens iniciam o hábito de fumar cada vez mais cedo    

Especialista fala sobre os malefícios desse mau hábito e dá dicas para quem quer parar de fumar.
Curiosidade, aceitação social e contato desde cedo com fumantes. Esses são apenas alguns dos inúmeros motivos que levam um jovem a colocar o primeiro cigarro na boca. Muitos fumantes entram nessa cortina de fumaça antes de completar a maioridade. Pesquisas mostram que o fumo é responsável por 30% das mortes ocasionadas por câncer, sendo 90% dos casos, o de pulmão. 
Além disso, o fumo está ligado à origem de tumores malignos de outros órgãos como: boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além do pulmão, colo do útero e esôfago.
A principal substância ativa encontrada naturalmente no tabaco - matéria prima que dá origem ao cigarro - é a nicotina, poderoso estimulante do sistema nervoso central. Com o início do consumo dessa substância, o cérebro exige quantidades cada vez maiores, e isso explica porque as pessoas tornam-se viciadas. 
Apenas na fumaça do cigarro existem mais de 4.770 substâncias tóxicas como nicotina, alcatrão, monóxido de carbono e até radioativas como polônio 210 e cádmio, que também são encontradas nas baterias de carros.
“O tabagismo, doença caracterizada pelo vício ao cigarro, foi conceituada pelo Código Internacional de Doenças (CID) como sendo um grupo de transtornos mentais e de comportamento, decorrentes do uso de substâncias psicoativas (drogas de atuação sobre o sistema nervoso central)”, explica o pneumologista do Frischmann Aisengart, Roberto Rodrigues Junior.
Os danos trazidos pelo cigarro são inúmeros. Após a tragada, a fumaça leva sete segundos para chegar ao cérebro e há aumento da frequência cardíaca e pressão arterial. Após três meses o vício já está instalado e há a diminuição progressiva do olfato e paladar. Engana-se quem se acha capaz de parar de fumar quando quiser.

São várias as doenças associadas ao fumo. Entre as principais estão:
• Câncer: o fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e por 90% dos casos de câncer de pulmão. 
• Doenças Coronarianas: 25% dos casos de angina e infarto decorrem do fumo.
• Doenças Cerebrovasculares: 25% dos casos de derrames cerebrais se associam ao fumo. 
• Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas: em 85% dos casos a doença está relacionada ao uso do cigarro. 
Outras doenças como aneurismas arteriais, úlceras digestivas e infecções respiratórias estão também ligadas ao tabagismo. Para as mulheres, o fumo ainda pode afetar a fertilidade. Além disso, aumenta a possibilidade de parto prematuro e abortamento e implica em menor crescimento do feto. O uso de um a quatro cigarros por dia já é suficiente para que estas circunstâncias sejam possíveis de ocorrer. 
Em ex-fumantes os riscos de doenças são reduzidos de 50 a 70%, mas não de imediato. Os malefícios acarretados pelo tabagismo demandam anos para serem refeitos. 

Informações que podem estimular o ex-fumante no processo de abandono do vício:
• Ao parar de fumar, em apenas 20 minutos seu pulso volta ao normal;
• Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue aumenta;
• Em 24 horas, o pulmão fica mais limpo;
• Depois de dois dias, o paladar e o olfato melhoram sensivelmente, além de a 
respiração e o nível de energia terem uma melhora considerável;
• Depois de duas semanas a três meses, o sistema imunológico fica mais ativo;
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)


                                           

Composição do cigarro
  • Nicotina. É a causadora do vício;
  • Benzopireno. Substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
  • Nitrosaminas;
  • Substâncias radioativas. Como o polônio 210 e carbono 14;
  • Agrotóxicos. Como o DDT;
  • Solventes. Como o benzeno;
  • Metais pesados. Como chumbo e o cádmio. Um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago;
  • Níquel e arsênico. Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes, resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc;
  • Cianeto hidrogenado;
  • Amônia. Utilizado em limpadores de banheiro;
  • Formol. Componente de cadáver;
  • Monóxido de carbono. É o mesmo gás que sai dos escapamentos de automóveis, e como tem mais afinidade com a hemoglobina do sangue do que o próprio oxigênio, toma o lugar do oxigênio, deixando o corpo do fumante - ativo ou passivo - totalmente intoxicado;
  • E mais de 4.700 substâncias com cerca de 700 cancerígenas.

Mais viciante que drogas como o álcool, cocaína, crack e morfina; a nicotina atinge o cérebro em até vinte segundos: tempo bem mais rápido que o princípio ativo de qualquer outra destas drogas. Assim, a probabilidade de um indivíduo se tornar dependente da nicotina é muito alta, com crise de abstinência bastante incômoda, que geralmente se inicia minutos depois do último trago, sendo as grandes responsáveis pela dificuldade de um fumante em interromper o uso do cigarro. Esta situação é tão séria, e triste, que não é raro vermos pacientes fumantes em estágio terminal, implorando desesperadamente por mais um trago.
Gás carbônico, monóxido de carbono, amônia, benzeno, tolueno, alcatrão, ácido fórmico, ácido acético, chumbo, cádmio, zinco, níquel dentre muitas outras substâncias são encontradas no cigarro. Estas são responsáveis pelo aumento dos riscos que estes indivíduos têm de desenvolver problemas de saúde como cânceres, doenças coronarianas, má circulação sanguínea, enfisema pulmonar, bronquite crônica, derrames cerebrais, úlceras, osteoporose, impotência, catarata.

O QUE HÁ POR TRÁS DO CIGARRO
O cigarro é considerado o maior poluente de ambientes domiciliares; é responsável pela derrubada de árvores e queimadas em prol do plantio do fumo e fabricação de lenha para abastecimento de fornalhas para o ressecamento das folhas; contamina os solos pelo uso de agrotóxicos; e é o causador de inúmeras queimadas, graças ao descarte indevido de suas bitucas.

NÃO FUMANTES EM RISCO
Você mora, trabalha ou viaja com fumantes inveterados? Então talvez corra o risco ainda maior de contrair câncer de pulmão ou doenças cardíacas. Um estudo realizado em 1993 pela Agência para Proteção do Meio ambiente (EPA, em inglês) concluiu que a fumaça de cigarro no ambiente é um carcinógeno do Grupo A, o mais perigoso.
A Associação Médica Americana publicou, em junho de 1994, um estudo que revela que as mulheres que nunca fumaram, mas que inalam fumaça de cigarro no ambiente corre um risco 30% maior de contrair câncer de pulmão do que outras pessoas que também nunca fumaram.
Um levantamento feito pela equipe de José Rosember, pneumologista brasileiro, avaliou os efeitos do tabagismo na saúde de 15 mil crianças entre zero e um ano. Nas famílias em que o pai fuma, cerca de 25% das crianças apresentou problemas respiratórios. Quando a mãe é fumante o número passa para 49%, pois ela tem mais contato com a mãe. Em 2002, o governo brasileiro estampará nos maços de cigarro, imagens e alertas aterradores, como por exemplo, uma doente grave aparecendo num leito de hospital com câncer de pulmão. Terá também imagens de crianças prematuras para alertar o fumo durante a gravidez e frases de efeito como “Fumar causa impotência sexual”. Será a maior ofensiva contra os mais de 30 milhões de viciados, que segundo o Ministério da Saúde mata 80 mil brasileiros por ano.
COMO PARAR DE FUMAR
Para quem quer se livrar da dependência, a medicina está trazendo tratamentos desde terapias e antidepressivos até chicletes e adesivos de nicotina. Algumas alternativas se baseiam na reposição de nicotina. O fumante é poupado dos efeitos da interrupção repentina do hábito, como a irritabilidade. Então, se oferece ao corpo a nicotina, mas em doses menores até que ele dispense a substância, como é o caso do chiclete e do adesivo de nicotina. Há outros tratamentos que usam antidepressivos, com bupropriona (Zyban, da empresa Glaxowellcome). Mas ainda não se sabe como ele funciona contra a dependência.
Há também técnicas para quem, durante o tratamento, sente um desejo incontrolável de fumar. Trata-se de um sray de nicotina. Ao bater aquela vontade de tragar, o fumante pode borrifar um pouco do líquido no nariz. Mas esse produto só existe nos Estados Unidos. Já descobriu-se que o cérebro possui receptores de nicotina, espécies de fechadura localizadas nas células nas quais o composto se encaixa. A partir daí começam a ser liberadas no corpo substâncias como a seretonina, catecolamida e dopamina. Elas estão envolvidas no processamento de sensações como bom-humor e relaxamento. Com o tempo, o corpo se acostuma com a nicotina e precisa cada vez mais dela para sentir as mesmas coisas. Está consolidada a dependência.
Sabe-se também que além da nicotina, o outro vilão é o alcatrão. Ele causa alterações nas células que podem levar ao desenvolvimento de vários tipos de câncer como o de pulmão e o de boca.



CONSTATAÇÕES DE 50.000 ESTUDOS – CONSEQÜÊNCIAS À SAÚDE

A seguir temos uma pequena amostra do que preocupa os pesquisadores com relação ao fumo e à saúde:
Câncer de Pulmão à 87% das mortes por câncer de pulmão ocorrem entre os fumantes.
Doenças Cardíacas à os fumantes correm um risco de 70% maior de apresentar doenças cardíacas
Câncer de Mama à as mulheres que fumam 40 ou mais cigarros por dia têm uma probabilidade 74% maior de morrer de câncer de mama.
Deficiências Auditivas à os bebês de mulheres fumantes têm maiores dificuldades em processar sons.
Asma à a fumaça pode piorar a asma em crianças
Predisposição ao Fumo à as filhas de mulheres que fumavam durante a gravidez têm quatro vezes mais probabilidade de fumar também.
Leucemia à suspeita-se que o fumo cause leucemia mielóide.
Contusões em Atividades Físicas à segundo um estudo do Exército dos Estados Unidos, os fumantes têm mais probabilidades de sofrer contusões em atividades físicas.
Memória à doses altas de nicotina podem reduzir a destreza mental em tarefas complexas.
Depressão à psiquiatras estão investigando evidências de que há uma relação entre o fumo e a depressão profunda, além da esquizofrenia.
Outros perigos a acrescentar à lista à câncer da boca, laringe, gargantas, esôfago, pâncreas, estômago, intestino delgado, bexiga, rins e colo do útero; derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares crônicas, distúrbios circulares, úlceras pépticas, diabetes, infertilidade, bebês abaixo do peso, osteoporose e infecções dos ouvidos. Pode-se acrescentar ainda o perigo de incêndios, já que o fumo é a principal causa de incêndios em residências, hotéis e hospitais.
O Pulmão e o Coração à O pulmão humano é composto de pequenos glóbulos chamados alvéolos. O fluxo de sangue e a irrigação sanguinia entre o coração e o pulmão são intensos. A fumaça do cigarro prejudica diretamente o funcionamento do sistema coração-pulmão. Com o passar do tempo os alvéolos pulmonares vão sendo cimentados pelos componentes da fumaça do cigarro, deixando de fazer sua função. O organismo então passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o fumante. O cigarro também causa inúmeros danos ao coração, tal como infarto.
É POSSÍVEL LIBERTAR-SE
Milhões de pessoas conseguiram se libertar do vício da nicotina. Se você fuma, você também poderá largar esse hábito prejudicial.
No livro Medicina da Alma o autor espiritual Joseph Gleber, nos traz valiosa informação com relação ao tabaco, esclarecendo que é uma droga que envenena as reservas vitais, obstruindo os centros de força que as distribui. A ação do fumo obstrui os canais energéticos com repercussão no sistema circulatório e nervoso por disfunção dos chacras, prejudicando a saúde física e espiritual.
Ao acendemos um cigarro despretensiosamente para ficar mais relaxado, atraímos irmãozinhos que possuem as mesmas necessidades e vontades, é o que determina a lei de afinidade. Sabemos que os Espíritos ao desencarnarem, conservam os mesmos hábitos e necessidades, dependendo de sua condição evolutiva, até pelo próprio esforço consiga vencê-los.
Portanto, as enfermidades provocadas ou agravadas pelo vício, permanecerão em nosso corpo espiritual, por longos períodos após a morte, requerendo tratamento no plano espiritual e apenas serão sanadas em outra encarnação. Por um processo inverso, onde o perispírito lesado plasmará no novo corpo uma falha, uma fragilidade, pois o perispírito é que molda o corpo físico.
Quando um dependente do fumo resolve parar de fumar, ele passa por uma Síndrome de Abstinência, com sintomas leves de intensidade variável para cada pessoa.
Aqui vão algumas dicas
Saiba de antemão o que esperar. Os sintomas de abstinência podem incluir ansiedade, irritabilidade, tontura, dor de cabeça, insônia, distúrbios estomacais, fome, fortes desejos de fumar, talvez por causa de um momento estressante (lembre-se de que o impulso em geral passa dentro de cinco minutos), dificuldade de concentração e tremores. Isso não é nada confortável, mas os sintomas mais intensos duram apenas alguns dias e vão desaparecendo à medida que o corpo vai se livrando da nicotina.
Analise sua rotina para ver quando você procurava um cigarro e altere esse padrão, pois a mente estava condicionada por comportamentos associados ao fumo. Por exemplo, se fumava logo após as refeições, crie a determinação de levantar-se logo em seguida e caminhar ou lavar os pratos. Se estiver desanimado por causa de recaídas, não desista. O importante é continuar tentando.
Parar de fumar é uma coisa. Largar de uma vez por todas o fumo é outra coisa. Estabeleça alvos de abstinência: um dia, uma semana, três meses, para daí então parar de fumar para sempre.
Se a idéia de engordar o incomoda, lembre-se de que os benefícios de parar de fumar superam esses quilinhos a mais. É bom ter frutas e hortaliças à disposição. E beba muita água.

E falando em benefícios ao parar de fumar saiba mais sobre isso:
- Vinte minutos depois de deixar o cigarro, a pressão arterial e os batimentos cardíacos retornam ao normal
- Um dia depois de largar o vício, as chances de infarto começam a se reduzir
- Após três dias, há um aumento da capacidade respiratória
- De duas a 12 semanas a circulação sangüínea melhora
- No intervalo de 1 a 9 meses a tosse e as infecções das vias aéreas vão cessando. A capacidade física melhora
- Em um ano diminui o risco de doença coronariana em 50%
- Em dez anos caem às chances do aparecimento de câncer
- No período de dez a 15 anos o perigo de desenvolver problemas cardíacos se iguala ao de uma pessoa que nunca fumou

Conclusão
O fumo e seus derivados fazem parte do grupo de drogas consideradas de alta periculosidade a saúde humana. Vidas são tragadas pelos malefícios do fumo a cada minuto. Se o fumo é um mal para uns, faz muito bem a outros tantos que usufruem do lucro gerado pelo fumo e seus derivados. A grande maioria, entretanto, morre e adoece todos os dias. O fumo traz inúmeras despesas à nossa sociedade.
Visão do Fumo no Plano Espiritual

Introduz manchas e pigmentos escuros no perispírito.
Amortece as vibrações mais delicadas das entidades amigas.
Prejudica o desencarnado no recebimento do auxílio espiritual em função de sua insensibilidade.
A dependência mantêm-se após o desencarne e dura o mesmo tempo do hábito quando encarnado.
A impregnação do fumo no perispírito pode refletir-se nas encarnações posteriores.
Emmanuel e Ney Prieto Peres – Manual Prático do Espírita


Vn 97 a por tvmundomaior


Vn97b por tvmundomaior

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário