EDUCAÇÃO ESPÍRITA DE NOSSOS FILHOS I Parte
EM QUE A EDUCAÇÃO ESPÍRITA DIFERE DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL?
A educação tradicional visa à formação intelectual das pessoas, para prepará-las para o mercado de trabalho e para a conquista da prosperidade material. Assim,tem como meta preparar as pessoas para que alcancem o sucesso no mundo dos negócios pelo emprego eficiente dos conhecimentos que acumularem, e das habilidades que conseguirem desenvolver.
Por se tratar de uma educação materialista, visa exclusivamente o progresso social,econômico e financeiro das pessoas ou da nação. Dessa forma, as matérias que são úteis a esse modelo educacional giram em torno desses objetivos.
A educação espírita tem uma dimensão muito mais ampla. Ao considerar o educando um Espírito imortal, revestido temporariamente por um corpo material que o permite agir na vida terrena, ele precisa não só da educação intelectual, mas também da educação espiritual, religiosa e moral para conseguir utilizar de um modo elevado as suas faculdades. E assim , criar um destino venturoso tanto na Terra, quanto na vida espiritual, para a qual vai retornar após o cumprimento da sua jornada evolutiva terrena.
Assim,a educação espírita prepara os nossos filhos não apenas para o sucesso na vida material, em função da boa educação intelectual, mas também para a criação de um destino feliz, pela adoção de atitudes morais elevadas em todas as fases da vida corpórea, e, principalmente, perante as lutas evolutivas.
QUAIS OS ALICERCES DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA?
A educação espírita tem os seus alicerces nas obras publicadas por Allan Kardec,notadamente O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo.
Nesses livros, encontramos os princípios do Espiritismo que vamos aplicar na educação espírita de nossos filhos, sem jamais desprezarmos as matérias que lhes vão propiciar o preparo intelectual oferecido pela educação tradicional.
Porém,com a educação espírita, os nossos filhos conhecerão a existência de Deus e a Sua complexa Obra da Criação. Abrangendo não só o Universo material e os seres nele existentes, mas também o espiritual. Isto ocasiona uma completa revolução no saber humano, no alcance e nas finalidades da educação, abrindo novas necessidades educativas para os homens.
Os princípios básicos que norteiam a educação espírita, dos quais tudo decorre, são três: DEUS,ESPÍRITO E MATÉRIA.
DEUS é a Inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Seus atributos divinos são o amor,
a bondade, a sabedoria, a justiça e a misericórdia. É eterno, imutável,imaterial, único e todo-poderoso. Tudo o que Ele criou está regido por Leis que atestam a sua existência e os seus atributos. Nunca esteve inativo e jamais deixou de criar.
a bondade, a sabedoria, a justiça e a misericórdia. É eterno, imutável,imaterial, único e todo-poderoso. Tudo o que Ele criou está regido por Leis que atestam a sua existência e os seus atributos. Nunca esteve inativo e jamais deixou de criar.
O ESPÍRITO é o ser imortal e inteligente criado por Deus, para viver no mundo espiritual, onde
desfruta da sua vida verdadeira .. A inteligência é um atributo essencial do Espírito. Deus cria o Espírito, Seu filho, simples e ignorante, mas perfectível. Assim, ele tem de percorrer uma longa jornada para evoluir intelectual e moralmente, para desenvolver suas faculdades e adquirir habilidades e experiências. Dessa forma, todo Espírito chega um dia à perfeição espiritual. Porém, sempre está submetido às Leis, Vontades e Desígnios de Deus.
As Leis do progresso, de causa e efeito e da reencarnação impulsionam o Espírito a evoluir e a galgar sempre melhor posição na hierarquia espiritual,até que, um dia, atinja a perfeição.
desfruta da sua vida verdadeira .. A inteligência é um atributo essencial do Espírito. Deus cria o Espírito, Seu filho, simples e ignorante, mas perfectível. Assim, ele tem de percorrer uma longa jornada para evoluir intelectual e moralmente, para desenvolver suas faculdades e adquirir habilidades e experiências. Dessa forma, todo Espírito chega um dia à perfeição espiritual. Porém, sempre está submetido às Leis, Vontades e Desígnios de Deus.
As Leis do progresso, de causa e efeito e da reencarnação impulsionam o Espírito a evoluir e a galgar sempre melhor posição na hierarquia espiritual,até que, um dia, atinja a perfeição.
MATÉRIA ELEMENTAR
PRIMITIVA OU FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL é a denominação dada à Matéria criada por
Deus em estado tão puro, etéreo e sutil que os homens, Espíritos encarnados,não têm sentidos apropriados para percebê-la em seu estado primitivo. Mas essa matéria
passa por diversos estados de condensação e por muitas transformações e modificações que permitem a formação dos universos espiritual e material, onde os Espíritos desencarnados ou encarnados habitam com seus envoltórios apropriados. Os Espíritos usam os diferentes estados da matéria elementar primitiva em seu benefício e exercem sobre ela a sua ação inteligente. Assim,organizam-na em seu próprio interesse, usando o bem-estar.
PRIMITIVA OU FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL é a denominação dada à Matéria criada por
Deus em estado tão puro, etéreo e sutil que os homens, Espíritos encarnados,não têm sentidos apropriados para percebê-la em seu estado primitivo. Mas essa matéria
passa por diversos estados de condensação e por muitas transformações e modificações que permitem a formação dos universos espiritual e material, onde os Espíritos desencarnados ou encarnados habitam com seus envoltórios apropriados. Os Espíritos usam os diferentes estados da matéria elementar primitiva em seu benefício e exercem sobre ela a sua ação inteligente. Assim,organizam-na em seu próprio interesse, usando o bem-estar.
Ao ter como princípios básicos a existência da Trindade Universal: DEUS, ESPÍRITO E MATÉRIA, a educacão espírita coloca nossos filhos num contexto muito mais amplo que o oferecido pela educação tradicional.
Assim, nossos filhos se vêem como Espíritos encarnados, criaturas e filhos de Deus, que têm pela frente uma jornada evolutiva com a esperança de se tornarem, um dia, por conquistas e esforços próprios, seres perfeitos.
Isto muda radicalmente todos os conceitos da educação tradicional e abre novas fronteiras para a educação.
A abrangência da educação espírita ultrapassa tudo o que se conhece, até agora, sobre a educação tradicional. Isto pode ser facilmente percebido ao analisarmos os assuntos educativos abordados no livro A Educação Segundo o Espiritismo, de Dora Incontri.
Essa obra muito bem estruturada dentro dos critérios espíritas da racíonalidade, moralidade, experiência, observação, universalidade e globalidade, aborda os novos aspectos educativos, dando-nos uma boa idéia da dimensão alcançada pela educação espírita:
• A VERDADEIRA NATUREZA HUMANA: O homem é um Espírito encarnado que se manifesta no plano físico com seu corpo carnal e no plano espiritual com seu corpo perispiritual. Portanto, é o Espírito que possui as faculdades que precisam ser educadas e não o corpo material.
• AS NECESSIDADES EVOLUTIVAS DO ESPÍRITO ENCARNADO: Por ter sido criado por Deus bem antes da formação do seu atual corpo material, o Espírito traz em si experiências, conhecimentos, vícios, traumas e visões acumuladas em múltiplas existências corpóreas, que precisam, ser bem trabalhados, visando a evolução espiritual em busca da perfeição.
• O CONTATO DO HOMEM COM O MUNDO ESPIRITUAL: O Espírito encarnado não perde jamais o contato com o plano espiritual pois está em relação com ele durante o desprendimento parcial que ocorre durante o sono e pelas influências que recebe dos Espíritos.
• A EDUCAÇÃO COMEÇA DESDE A INFÂNCIA PARA APERFEIÇOAR O ESPÍRITO: A criança é um Espírito que recomeça uma nova existência na carne, devendo receber educação e boas influências dos pais e educadores desde a mais tenra idade, visando o seu progresso intelectual e moral.
• A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA EXCEPCIONAL:
A criança que tem incapacidade momentânea de manifestação do Espírito, por deficiência física ou mental, e que precisa fazer grandes esforços para superar os obstáculos e as suas limitações, precisa ser atingida pela linguagem do amor. Está vivenciando uma encarnação expiatória, imposta pela lei da reencarnação e por processos cármicos, em decorrência de abuso de suas faculdades e prejuízos que causou a si e ao próximo.
• A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA SUPERDOTADA:
A criança naturalmente superdotada, em termos Íntelectuais ou morais, é um Espírito que já conquistou essas qualidades em encarnações anteriores, mas que ainda precisa progredir mais nas novas oportunidades e experiências terrenas.
• A EDUCAÇÃO DOS JOVENS: Para educar os jovens com amor, os pais e educadores precisam acreditar no seu potencial de renovação e mudança, respeitar e incentivar os seus ideais elevados sem jamais estimulá-los à satisfação passageira dos instintos grosseiros e da leviandade.
• A EDUCAÇÃO DEVE SER MINISTRADA EM AMBIENTE PROPÍCIO: Todos os educandos devem receber educação em um ambiente saudável, alegre e tranqüilo, propiciado pelo cultivo da prece, das conversas elevadas e da higiene material e moral. Assim, os educandos podem se desenvolver com equilíbrio emocional.
• A EDUCAÇÃO MORAL E INTELECTUAL: A educação espírita promove o aprendizado moral e intelectual. Para isso, os pais e os educadores devem apelar para a vontade do educando e conquistar a sua adesão voluntária na ação de aperfeiçoamento, na busca da perfeição, no despertar da consciência, visando o progresso integral.
• A EDUCAÇÃO MINISTRADA COM AMOR: A educação verdadeira é sempre um ato de amor, pois o amor verdadeiro tem sempre um caráter educativo. Dessa forma, a ação educativa desperta, de maneira equilibrada e integrada, todas as forças da alma.
• A EDUCAÇÃO PROGRESSISTA: A educação espírita contribui para que o educando: desenvolva a perfectibilidade possível, dentro do estágio evolutivo em que se encontra; cumpra mais facilmente a sua missão terrena específica: revele as suas características individuais; aprenda as verdades e as virtudes, tendo em vista a imortalidade da alma; e torne-se um novo educador que busca a transformação moral da humanidade.
• A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR: Para que o educador consiga cumprir a sua tarefa educativa, seja como pai, mãe, professor ou em qualquer relação humana, é preciso que se auto-eduque, buscando a própria melhoria e o cultivo da paciência, da renúncia e da doação irrestrita de si mesmo. Além disso, precisa conquistar autoridade moral, religiosidade, equilíbrio, lucidez espiritual, capacidade de observação, humildade, paciência, firmeza, energia e entusiasmo pelo saber.
• A EDUCAÇÃO ESPÍRITA NA PRÁTICA: Para que a educação espírita seja posta em prática, o educador precisa:
a) dar ênfase à educação moral que desperta a consciência para as leis morais, conduz à prática do bem seguindo Jesus, faz brilhar as qualidades do Espírito e dá uma canalização positiva e responsável para a sexualidade;
b) considerar o desenvolvimento intelectual tão importante quanto o desenvolvimento moral;
c) preocupar-se com a estética, pois o amor, a sabedoria e a beleza são aspectos inseparáveis da perfeição;
d) promover a integração entre o lar, a escola e a universidade, e entre a família e os professores;
e) Observar o caráter essencialmente educativo do Espiritismo, que visa a educação do Espírito;
f) aplicar a pedagogia espírita que tem princípios próprios;
g) praticar a educação espírita nos mínimos gestos, nas relações familiares e na vida profissional, visando o bem e o progresso da coletividade;
h) cuidar da educação mediúnica para desabrochar e desenvolver as capacidades extra-sensoriais e propiciar um uso equilibrado, sadio e positivo da mediunidade.
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