Filosofia Espírita – Volume XVIII
41 - LIMITES DAS PAIXÕES -0908/LE
                                                                                            João Nunes Maia – Miramez

Todas as paixões têm limites traçados pelo bom entendimento evangélico.
Quando elas passam desses limites, passam a sofrer influência do mal, desnorteando a vida pelo clima da inferioridade.
 Um veículo, sendo dirigido por pessoa capacitada para tal, percorrerá seus caminhos com segurança mas, se lhe falta a direção, ele se desvia dos caminhos e pode cair nos precipícios.

As paixões não podem dirigir a alma, mas a alma é que deve discipliná-las, para que elas sejam úteis nos seus principais objetivos de vida.
 Uma paixão se torna perigosa para quem a sustenta, quando ela passa a dominar a vontade de quem a tem, e ela pode crescer muito se não cuidarmos de orientá-la nos seus impulsos.
Que dizer de um potro furioso sem o bridão?
De uma carroça com o seu devido animal, mas sem o carroceiro?

De crianças em um lar sem os pais?


De armas perigosas nas mãos dos ignorantes?

 Assim, as paixões que brotam nos sentimentos dos menos avisados, elas os podem destruir, bem como fazer nascer guerras fratricidas no meio dos povos.
Tudo na vida tem limites a serem observados.
 Os cuidados são necessários em todos os trabalhos, até mesmo na disciplina, para que se tenham luzes, surgindo o entendimento.
As paixões têm seu princípio, como já falamos, nos sentimentos.
O alerta vem do saber que o bom senso ativa nas criaturas, para que tenham cuidado, em usar sem abusar das suas forças.

 As armas modernas que os homens fazem, podem destruir a própria casa terrena, se os  cuidados não forem observados com sabedoria, no entanto, essa força poderosa retirada da natureza é capaz de fazer feliz muita gente.

 Podemos comparar uma moderna bomba de hidrogênio ou atômica com as paixões.

O coração pode ser o paiol desses instrumentos de morte, quando a incapacidade da alma não dominar as paixões inferiores.
Não obstante, sabendo usar seus limites de ações, eles criam ambiente de luz, para a luz da alma.


O Evangelho de Jesus constitui uma dessas forças poderosas que constrói e edifica.
 Quando ele for pregado a todas as nações e a todas as criaturas, virá o fim de todo o mal, assentando se na Terra o verdadeiro paraíso de alegria e de amor.
Vamos observar em Mateus, capítulo vinte e quatro, versículo quatorze: E será pregado este Evangelho do reino por todo o mundo para testemunho a todas as nações.
Então virá o fim.

As paixões desenleadas desaparecerão dentre os homens, dando lugar à harmonia da vida, pela qual será construído o paraíso perdido, agora achado para a felicidade de todos os povos.
As guerras perderão seu sentido e somente a paz reinará no mundo e nos corações.

A paixão propriamente dita é um excesso de forças de que se necessita para viver, e mela se imprime o desregramento que destrói as possibilidades de crescimento para a vida espiritual.

No mundo espiritual interior, continuam em desequilíbrio as almas que não disciplinaram seus sentimentos, e as paixões nesse mundo em que se encontram são, por vezes, piores, por faltar o dreno do corpo físico.
 No entanto, grandes almas se encontram empenhadas em ajudar esses irmãos ainda presos a estas forças inferiores e que no amanhã deverão ser livres.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário