Evangelização Infantil
“A criança evangelizada torna-se jovem digno, transformando-se em cidadão do amor, com expressiva bagagem de luz para toda a vida, mesmo que transitando em trevas exteriores”.Franco, Divaldo Pereira. Evangelização - Desafio de Urgência. Terapêutica de Emergência. Diversos Espíritos. Salvador, BA: LEAL, 1983, p. 23-25.
“É imperioso se reconheça na evangelização das almas tarefa da mais alta expressão na atualidade da Doutrina Espírita. Bem acima das nobilitantes realizações da assistência social, sua ação preventiva evitará derrocadas no erro, novos desastres morais, responsáveis por maiores provações e sofrimentos adiante, nos panoramas de dor e lágrima que compungem a sociedade, perseguindo os emolumentos da assistência ou do serviço social, públicos e privados.” A Evangelização Espírita da Infância e da Juventude na Opinião dos Espíritos. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1986. Separata do Reformador, p.10, 26, 28, 30,32. Out. 1982.
PRECE DO EDUCADOR |
Dora Incontri
Senhor,
Que eu possa me debruçar sobre cada criança e sobre cada jovem, com a reverência que deve animar minha alma diante do toda criatura tua!
Que eu respeite em cada se humano de que me aproximar, o sagrado direito de ele próprio construir seu ser e escolher seu pensar!
Que eu não deseje me apoderar do espírito de ninguém, imprimindo-lhe meus caprichos e meus desejos pessoais, nem exigindo qualquer recompensa por aquilo que devo dar de alma para alma!
Que eu saiba acender o impulso do progresso, encontrando o fio condutor de desenvolvimento de cada um, dando-lhes o que eles já possuem e não sabem, fazendo-os surpreenderem-se consigo mesmos!
Que eu me impregne de infinita paciência, de inquebrantável perseverança e de suprema força interior para me manter sempre sob o meu próprio domínio, sem deixar flutuar meu espírito ao sabor das circunstâncias! Mas que minha segurança não seja dogmatismo e inflexibilidade e que minha
serenidade não seja mormaço espiritual!
Que eu passe por todos, sem nenhuma arrogância e sem pretensão à verdade absoluta, mas que deixe em cada um, uma marca inesquecível, por ter transmitido alguma centelha de verdade e todo o meu amor!
_______________
(Transcrito da obra: “A Educação Segundo o Espiritismo”, editado pela Federação Espírita do Estado de São Paulo, 1997, 1ª Edição.)
0 comentários:
Postar um comentário