Família de dependente químico também deve fazer tratamento



O impacto que a família sofre com o uso de drogas por um de seus membros é emocionalmente tão devastador quanto às reações que o usuário de drogas possa ter.
A família tem um papel extremamente importante na recuperação do dependente químico. Ela não só pode, mas deve ajudar seu ente querido na busca da recuperação de um problema tão grave.
Muitos lares estão destruídos hoje, simplesmente porque os familiares não quiseram acreditar que um dos seus, poderia estar usando drogas.
“A natureza dos laços afetivos que podem estabelecer os vínculos das
crianças com os adultos depende da qualidade e quantidade das experiências emocionais que eles terão vivido na primeira infância e de como os pais auxiliaram suas crianças a viver e resolver as reações emocionais trazidas pelo próprio viver e conviver no lar e fora do lar”(Grünspun, 1983, pg. 15).

“Existe uma relação direta entre a imersão do jovem na droga e a qualidade da vida familiar que se vive. Não hesito em dizer que se o nosso tempo é o tempo da droga é porque a qualidade da vida familiar se diluiu. Vivemos um momento de desagregação da família, e desta desagregação surge como conseqüência direta a imersão dos jovens na droga, sendo a droga meramente
circunstancial.“ (Charbonneau,1983, pg 82).

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário