Mensagem aos Jovens




A juventude é a melhor fase na vida, é o desabrochar de todos os sonhos e esperanças; jovem, não a conspurque com a liberdade sem responsabilidade, para que na idade provecta não venha envergonhar-se de volver ao passado,mas sim , olhar e relembrar com saudade de todos os que se distanciarem do seu caminho , da sua vida.
É na juventude que se deve começar a analisar a vida, o comportamento na escola com os companheiros e mestres, na rua com os transeuntes, na sociedade com todos e principalmente no lar junto dos pais, irmãos e familiares; observar como tem vivido se para si mesmo ou para o próximo, se egoisticamente ou se divide sua vida com os seus familiares, com os amigos e companheiros de escola e sociedade....
Se pensa só em si, se deseja só para si, ou se já começou o aprendizado de doar-se também aos outros em benefícios de todos....
Se você jovem é cristão, o seu caminho é o doar-se em benefício e ajuda aos outros; procure doar-se cristamente, viver com a família, a coisa mais bela que Deus nos concedeu, com a escola, vendo nos companheiros e continuidade de seu lar, de sua família; nos professores a imagem e o respeito aos pais.
É verdade que para o jovem de formação cristã, a escola e a sociedade estão muito distantes do seu ambiente doméstico, não desanime e vá em frente, um jovem cristão é diferente dos que não o são; quando tem consciência da sua qualidade de cristão, sabe amar e respeitar a todos indistintamente, traz dentro de si o sentimento de amor ao próximo. Quando falamos no jovem cristão, não pensamos no jovem Espírita, pois este se foi educado na Evangelização Infanto-Juvenil e se faz parte de uma juventude Espírita, sabe que precisa cultivar as virtudes morais que são aquisições do Espírito; o jovem cristão  pensa que sendo a carne é fraca é ela a culpada dos seus erros e vícios; não , a carne é neutra, é simplesmente um instrumento do Espírito, é neste que reside a virtude ou o vício, o amor ou o ódio, a fé ou a descrença, os desejos mórbidos ou os arroubos de fé  e esperança.
Cultive o vício e o Espírito o levará ao túmulo como aquisição própria.
O jovem Espírita sabe-se imortal, mas que a morte do corpo é fatal, e só não sabe é quando ela pode chegar se agora na juventude ou na velhice....
O jovem cristão também sabe-se imortal, mas  pó ser jovem não pensa na morte e quando ela chega e ele desperta no outro mundo, que decepção! Aí diz, “Se eu soubesse, não teria abusado do corpo”. Sente-se vazio, nada sabia e nada fez para o Reino dos Céus.
Jovem cristão para que isso não aconteça, cuide do corpo e do Espírito vivendo o ensino do Evangelho que o Mestre nos deixou.
Que a paz do Mestre acompanhe você, jovem.
Manoel Cândido e Silva.


Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário