Depressão






“Jesus informou que Ele é vida e vida em abundância. Recorre-lhe à
ajuda, e deixa-te curar pela sua assistência de psicoterapeuta por excelência”
(Joanna de Ângelis).


DEPRESSÃO: É o estado psíquico onde a criatura apresenta-se num quadro de melancolia
intensa, sem interesse pelas coisas que antes realizava ou buscava, além de falta de energia. Nas formas graves, associa-se a sentimentos de ruína e desejo de morte ou suicídio.

  Podemos dividir a "depressão" em três formas, de acordo com o fator causal:
- Depressão Reativa ou Neurose Depressiva: - esta depende de um fator externo desencadeante, geralmente perdas ou frustrações, tais como separação, perda de um ente querido, etc.
- Depressão Secundária a Doenças Orgânicas: acidente vascular cerebral ("Derrame"), tumor cerebral, doenças da tireóide, etc.
- Depressão Endógena: por deficiência de neurotransmissores. Exs.: depressão do velho, depressão familiar e psicose maníaco-depressiva.







Utilizamos Joana de Ângelis para traduzir o pensamento espírita:
"O Espiritismo vem conclamando o homem para o respeito a Deus, a si mesmo, ao próximo, a todas as expressões vivas ou no que lhe constituem o ambiente em que está localizado, para aprender e ser feliz, assim adquirindo a sua plenitude.
Considerando a problemática humana, existente no próprio indivíduo -- o desconhecimento de si mesmo e tendo em vista os urgentes fatores que desencadeiam o sofrimento, arrastando multidões à sandice, ao desalento, à alucinação, às fugas inglórias pelo suicídio e pelos vícios, propõe que o homem conheça a si próprio a fim de se trabalhar.
Quase sempre as terapias tradicionais removem os sintomas sem alcançarem as causas profundas das enfermidades. A cura sempre provém da força da própria vida, quando canalizada corretamente".  

Fatores externos e orgânicos, certamente, poderão concorrer decisivamente para que alguém sofra de depressão. Todavia, este ou aquele fator concorrerá mais ou menos, dependendo do estado de espírito em que se encontra a criatura. Tanto é assim, que a mesma circunstância ou ocorrência que arrasta alguém à depressão, em outro poderá produzir um efeito menor ou nenhum efeito.
   A idéia de que somos espíritos, revestidos de um corpo semi-material (perispírito) e, quando encarnados, de um corpo material. Esse complexo é formado por energias em estados diferenciados que circulam por todo o sistema, num processo de retroalimentação. Eis, aliás, um conceito importante para o entendimento da depressão sob o enfoque espírita: as energias circulam; quando não, são fatores de doença, conforme será visto mais adiante.
   O modelo apresenta também o homem exposto a influências do meio.
Toda a fundamentação espírita-cristã sobre o entendimento da existência apresenta o ser humano como um ser social, de interações complexas que envolvem tanto o relacionamento com espíritos encarnados quanto desencarnados. Essas influências produzem conseqüências, estabilizando ou desestabilizando o todo.

Os sintomas podem ser classificados de várias formas:




SINTOMAS AFETIVOS 

· Tristeza, melancolia
· Choro fácil e/ou frequente
· Apatia/indiferença
· Tédio crônico
· Irritabilidade
· Angústia/ansiedade
· Desespero
· Desesperança



 ALTERAÇÕES IDEATIVAS 

· Idéias de arrependimento e culpa
· Pessimismo
· Ruminações com mágoas antigas
· Visão de mundo entediante
· Idéias de morte
· Planos suicidas



ALTERAÇÕES FÍSICAS

Fadiga, cansaço fácil
· Insônia ou hipersonia
· Perda ou aumento de apetite
· Constipação, palidez
· Redução da libido
· Diminuição da resposta sexual
· Anedonia (incapacidade de sentir
prazer)



ALTERAÇÕES DE AUTOVALORIZAÇÃO

Baixa auto-estima
· Sentimentos de insuficiência e
incapacidade
· Vergonha
· autodepreciação


   Os autores espirituais Hammed e Joanna de Angelis tecem importantes comentários para desmistificar esses equívocos. Hammed diz: "Somos também natureza: possuímos as estações da alegria, do entusiasmo, da moderação e do desânimo, assim como as da primavera, do verão,do outono e do inverno"
De acordo com ele, não existe nada de patológico em alternar emoções, desde que não se fixe em alguma delas. Joanna explica: "Num estado saudável, o indivíduo sente-se bem, experimentando também dor, tristeza, nostalgia,ansiedade, já que esse oscilar da normalidade é característica dela mesma.Todavia,quando tais ocorrências produzem infelicidade, apresentando-se como verdadeiras desgraças, eis que a depressão se está fixando".




  Os fatores predisponentes (fatores de influência, responsáveis pelo desencadeamento do processo) devem ser citados:
  •  Fatores genéticos. Segundo o médico psiquiatra Jaider Rodrigues de Paula, “estão no perispírito as matrizes da depressão. Se o reencarnante traz insculpido no seu psicossoma as matrizes da depressão, elas influenciarão ativamente na seleção genética dos elementos que poderão viabiliza-la na vida física”. Na obra já citada,Manoel Philomeno de Miranda registra como se dá esse processo: “No processo reencarnatório, o Espírito imprime nos genes as suas necessidades evolutivas, desencadeando os distúrbios correspondentes ao processo de crescimento moral no momento adequado da vida física (...). Os genes registram o desconserto vibratório produzido pelas ações incorretas no futuro reencarnante, passando a constituir-se um campo no qual se apresentarão os distúrbios do futuro quimismo cerebral.Quando se apresentam as circunstâncias predisponentes, manifesta-se o quadro já existente nas intrincadas conexões neuronais, produzindo por fenômenos de vibração eletroquímica o transtorno”. Miranda cita os neurotransmissores serotonina e noradrenalina como elementos importantes que sofrem impacto dessas alterações.
  •  Problemas hormonais, em especial “os hormônios esteróides, estrênios e androgênios, relacionados com o sexo, que desempenham papel fundamental no humor e no comportamento mental”;
  •  Problemas de obsessão espiritual, na qual um espírito estabelece um processo de desequilíbrio no homem encarnado. “A obsessão se torna possível graças à ação do agente no campo perispiritual do paciente. A consciência de culpa do hospedeiro desarticula o campo vibratório que o defende do exterior e, nessa área deficiente, por sintonia fixa-se a indução perturbadora do hóspede. Em outras ocasiões, quando a culpa é de menor intensidade, o cobrador sitia a usina mental do futuro hospedeiro, que termina por aceitar a inspiração perniciosa, tendo início o intercâmbio telepático, que romperá o campo de defesa, facultando, assim, a instalação da parasitose. Esta, graças à sua intensidade, através do perispírito se alojará na mente, gerando alucinações, pavores, insatisfação, manias, exacerbação do ânimo ou depressão”.Miranda explica que o cérebro que sofre a obsessão é bombardeado sucessivamente, “recebe as partículas mentais que podem ser consideradas como verdadeiros elétrons com alto poder desorganizador das conexões neuroniais, afetando-lhes os neurotransmissores como a serotonina, a noradrenalina, a dopamina e outros mais, aos quais se encontra associado o equilíbrio emocional e o do pensamento”.
    • Nostalgia de vidas anteriores  a obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, traz uma mensagem intitulada “A melancolia” (nome que, à época era utilizado para denominar a depressão), na qual atribui à nostalgia a causa da depressão:

    VIII – A Melancolia

    FRANÇOIS DE GENÉVE
    Bordeaux

                     Sabeis por que uma vaga tristeza se apodera por vezes de vossos corações, e vos faz sentir a vida tão amarga? É o vosso Espírito que aspira à felicidade e à liberdade, mas, ligado ao corpo que lhe serve de prisão, se cansa em vãos esforços para escapar. E, vendo que esses esforços são inúteis, cai no desânimo, fazendo o corpo sofrer sua influência, com a languidez, o abatimento e uma espécie de apatia, que de vós se apoderam, tornando-vos infelizes.
                    Acreditai no que vos digo e resisti com energia a essas impressões que vos enfraquecem a vontade. Essas aspirações de uma vida melhor são inatas no Espírito de todos os homens, mas não a busqueis neste mundo. Agora, que Deus vos envia os seus Espíritos, para vos instruírem sobre a felicidade que vos está reservada, esperai pacientemente o anjo da libertação, que vos ajudará a romper os laços que mantém cativo o vosso Espírito. Pensai que tendes a cumprir, durante vossa prova na Terra, uma missão de que já não podeis duvidar, seja pelo devotamento à família, seja no cumprimento dos diversos deveres que Deus vos confiou.
                    E se, no curso dessa prova, no cumprimento de vossa tarefa, virdes tombarem sobre vós os cuidados, as inquietações e os pesares, sede fortes e corajosos para os suportar. Enfrentai-os decisivamente, pois são de curta duração e devem conduzir-vos junto aos amigos que chorais, que se alegrarão com a vossa chegada e vos estenderão os braços, para vos conduzirem a um lugar onde não têm acesso às amarguras terrenas. 
     Joanna de Angelis corrobora essa tese: “ A depressão é uma forma patológica do estado nostálgico. A nostalgia reflete evocações inconscientes, que parecem haver sido ricas de momentos felizes, que não mais se experimentam. Pode proceder de existências anteriores do espírito, que ora as recapitula nos recônditos profundos do ser, lamentando, sem dar-se conta, não mais as fruir”.

A visão espírita-cristã sobre a depressão 
 Uma forma interessante de abordar a depressão segundo a compreensão da Doutrina Espírita, é classificar suas causas em predisponentes e preponderantes, conforme o faz o autor espiritual Manoel Philomeno de Miranda na obra mediúnica “Tormentos da Obsessão”.
 O fator preponderante (causa principal que dá origem à depressão) é o próprio Espírito reencarnado: “O órgão doente reflete o desconforto do Espírito,em si mesmo insano, que manifesta naquela área a deficiência, a mazela que o afeta”. No Espírito se encontram “as condições indispensáveis para a instalação do distúrbio a que faz jus, em razão do seu comportamento no transcurso das experiências sucessivas” .  Complementando essa informação, o espírito Joanna de Angelis, que em várias de suas mensagens trata da
depressão, deposita no sentimento de culpa a fonte de desequilíbrio que predispõe o reencarnante à depressão endógena: “A depressão tem a sua gênese no espírito que reencarna com alta dose de culpa. Com a consciência culpada, sofrendo os gravames que lhe dilaceram a alegria íntima, imprime nas células os elementos que as desconectam, propiciando, em largo prazo, o desencadeamento dessa psicose”.

  Tratamento medicamentoso

 “A depressão tem a sua repercussão orgânica (...) O corpo em desajuste leva a estados emocionais irregulares”Joanna de Ângelis

Manoel Philomeno de Miranda ratifica a orientação médica tradicional: “Os fármacos antidepressivos em geral têm por meta elevar os níveis da serotonina, bem como da noradrenalina, tendo por meta aumentar a quantidade de neurotransmissores no cérebro, que lhes sofre carência (...) Os antidepressivos oferecem resultados positivos de acordo com a ficha cármica de cada paciente (...) Como todos os fármacos objetivam alterar diretamente a química cerebral, inevitavelmente produzem dependência e algumas sequelas, que podem ser contornadas pelo psiquiatra e também pelo esforço do próprio paciente no processo de recuperação”

Terapia fluídica
  “Sem o esforço pessoal, muito dificilmente será encontrada uma fórmula ideal para o reequilíbrio, mesmo que sob a ação de neurolépticos” Joanna de Ângelis

 Um grande problema para a cura da depressão é justamente encontrar vigor e ânimo para submeter-se à disciplina que o tratamento exige. Afinal, não se trata apenas aceitar o tratamento medicamentoso. Como foi visto no início deste trabalho, o homem é um complexo de energias que circulam no sistema que ele é: espírito, perispírito e corpo. É necessário, em paralelo ao tratamento físico, adotar  comportamentos e hábitos que cuidem também do corpo espiritual.
    Frequentar uma Casa Espírita traz, entre outros benefícios, a possibilidade de dispor da fluidoterapia, através do recebimento de passes e da ingestão de água fluidificada. 




Terapia Desobsessiva

  Embora nem toda depressão esteja necessariamente associada a processos obsessivos, é importante, caso esse fator seja diagnosticado por pessoal capacitado da Casa Espírita, que o paciente seja submetido também ao tratamento de desobsessão em estabelecimento espírita idôneo.

Terapia psicológica

  Conforme foi visto na depressão reativa, muitas vezes o processo depressivo é iniciado como reação a alguma dificuldade de lidar com problemas externos, situações difíceis com as quais não se consegue lidar com equilíbrio. Manoel Philomeno de Miranda registra que “as tensões mal direcionadas e suportadas por largo período, quando cessam, são substituídas por moléstias de largo porte, na área dos desequilíbrios físicos, dando gêneses a cânceres, crises asmáticas, insuficiência respiratória, etc. Outras vezes,propiciando estados esquizofrênicos, catatônicos, neuróticos, psicóticos, profundamente perturbadores”.    Pensando nessa mesma linha, Joanna de Ângelis sugere que o paciente “entre em contato com o seu conflito e o libere, (...) diante de alguém que realmente se interesse pelo seu problema. Idéias demoradamente recalcadas, que se negam a externar-se – tristezas, medos, ciúmes, ansiedades – contribuem para as depressões, que somente podem ser resolvidos à medida que sejam liberados, deixando a área psicológica em que se refugiam e libertando-a da carga emocional perturbadora”.


Terapia do trabalho 

  Manoel Philomeno de Miranda apresenta o trabalho pelo próximo como uma terapêutica essencial para os males da alma: “Ao lado de todos os tratamentos especializados para a cura da depressão, assim como de outros distúrbios de comportamento, o trabalho desempenha um papel terapêutico fundamental”.Francisco    Cândido Xavier é da mesma opinião. Ao ser perguntado sobre a melhor forma de combater a depressão, respondeu:
“Trabalhando incessantemente para o bem geral, sem qualquer expectativa de compensação material ou espiritual, de vez que, quem auxilia os outros está,particularmente, auxiliando a si próprio."

Terapia da reforma íntima

   Manoel Philomeno de Miranda sugere que em todo tratamento é básico demonstrar ao paciente que qualquer doença é sempre efeito, e que somente atuando sobre suas causas é que se torna possível saná-la. Deve-se, então,“conscientizá-lo da necessidade de modificação no comportamento moral,mudando-lhe o condicionamento cármico, por cuja conduta adquirirá mérito para uma alteração no seu mapa existencial”.
   A contribuição que a Doutrina Espírita pode trazer para a renovação mental é grande: palestras, cursos, livros e filmes são excelentes instrumentos para a mudança de pensamento. Em paralelo a esses recursos, o paciente deve incluir em seus hábitos a prática da prece e a realização assídua do Culto do Evangelho no Lar.

Terapia do Evangelho 

  A evangelização do Espírito. Quanto mais o paciente vincular sua vida aos ensinamentos seguros do Cristo,
mais habilidade terá para alçar-se acima do momento das circunstâncias atuais e perceber-se como um espírito livre e imortal, criado para a felicidade. Os amigos espirituais são unânimes em apontar Jesus e seu Evangelho como o maior dos remédios:
  “Não há como negar-se: Jesus-Cristo é o Psicoterapeuta excepcional da Humanidade, o único que pôde penetrar psiquicamente no âmago do ser, auxiliando-o na reestruturação da personalidade, da individualidade, harmonizando-o para que não mais incida em compromissos degenerativos.
  Por isso mesmo, todos aqueles que Lhe buscaram o conforto moral, a assistência para a saúde combalida ou comprometida, física e mental, defrontaram a realidade da vida, alterando a forma existencial do comportamento que lhes seria de inapreciado valor nas futuras experiências carnais”.(Manoel Philomeno de Miranda).
  Tais repercussões afetam o cotidiano das pessoas, tanto na esfera familiar como na esfera socioeconômica, visto que se revelam, segundo os autores, em um dado importante, uma vez que afetam também os aspectos subjetivos, tais como os sentimentos, os pensamentos e as emoções. Vale ressaltar que também podem afetar a capacidade de enfrentamento das situações que exigem tomadas de decisões. Não se pode, portanto, dizer que a depressão seja apenas uma dor passageira por ocasião das perdas, fracassos, frustrações, dentre outras ocorrências das quais o ser humano nem sempre pode evitar.
  Entre as alterações que fazem parte da síndrome depressiva, podemos citar: tristeza patológica, anedonia, ansiedade, irritabilidade, mau-humor, medo, lentificação do pensamento, distúrbio da atenção, distorção da realidade, choro imotivado, lentificação e redução do rendimento, distúrbios do sono, redução de energia, redução ou aumento do apetite e perda do interesse sexual (GUIMARÃES; CUNHA, 2004).
  Adquirir uma consciência responsável é meta nossa, na presente encarnação, o que nos facilitaria a educação do pensamento e a disciplina dos hábitos. Educar o pensamento é direcioná-lo de forma positiva, edificante, firmando-o em propósitos saudáveis. Um processo de autocura inclui, segundo ainda Joanna de Ângelis na mesma obra:
1) Observar o pensamento para que irradie energias positivas: - desejar a saúde. - concentrar na saúde. - visualizar a saúde. 




2) Manter sintonia mental com Deus, fonte do poder. 
3) Cuidar do aspecto físico: descanso, dieta, higiene, ordem nas atividades. 

4) Canalização dos pensamentos e das emoções para o amor, a compaixão, a justiça, a equanimidade e a paz. 



    O deprimido precisa curar a alma, a fim de que se instale a alegria, a paz, a saúde integral.      É uma luta longa, mas o esforço para levá-la a termo construirá bases morais sólidas, naquele que se dispõe a realizar. "Se os médicos são malsucedidos, tratando da maior parte das moléstias, é que tratam do corpo, sem tratarem da alma. Ora, não se achando o todo em bom estado, impossível é que uma parte dele passe bem". (Joanna de Ângelis)
  "A depressão tem a sua gênese no Espírito,que reencarna com alta dose de culpa, quando renteando no processo da evolução sob fatores negativos que lhe assinalam a marcha e de que não se resolveu por liberar-se em definitivo. Com a consciência culpada, sofrendo os gravames que lhe dilaceram a alegria íntima, imprime nas células os elementos que as desconectam, propiciando, em largo prazo, o desencadeamento dessa psicose que domina uma centena de milhões de criaturas na atualidade. A depressão instala-se, a pouco e pouco, porque as correntes psíquicas desconexas que a desencadeiam, desarticulam, vagarosamente,o equilíbrio mental. "
  E um conselho amoroso nos diz: "Abre-te ao amor e combaterás as ocorrências depressivas, movimentando-te em paz na área da afetividade com o pensamento em Deus.
  Agradecendo a Deus a benção do renascimento na carne, conscientiza-te da sua utilidade e significação superior, combatendo os receios do passado espiritual, os mecanismos inconscientes de culpa,e produze com alegria. Recebendo ou não tratamento especializado sob a orientação de algum facultativo, aprofunda a terapia espiritual e reage, compreendendo que todos os males que infelicitam o homem procedem do Espírito que ele é, no qual se encontram estruturadas as conquistas e as quedas, no largo mecanismo da evolução inevitável. (Mensagem extraída da obra "Receitas de Paz")  








André Luiz - Francisco Cândido Xavier


TEXTO ANTIDEPRESSIVO

Quando você se observar , à beira do desânimo , acelere o passo para frente , proibindo-se parar.
Ore , pedindo a Deus mais luz para vencer as sombras.
Faça algo de bom , além do cansaço em que se veja.
Leia uma página edificante , que lhe auxilie o raciocínio na mudança construtiva de idéias.
Tente contato de pessoas , cuja conversação lhe melhore o clima espiritual.
Procure um ambiente , no qual lhe seja possível ouvir palavras e instruções que lhe enobreçam os pensamentos.
Preste um favor , especialmente aquele favor que você esteja adiando.
Visite um enfermo , buscando reconforto naqueles que atravessam dificuldades maiores que as suas.
Atenda às tarefas imediatas que esperam por você e que lhe impeçam qualquer demora nas nuvens do desalento.
Guarde a convicção de que todos estamos caminhando para adiante , através de problemas e lutas , na aquisição de experiência , e de que a vida concorda com as pausas de refazimento das nossas forças , mas não se acomoda com a inércia em momento algum.



(Mensagem extraída da obra "Busca e Acharás")




 

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário